Projeto de Pesquisa


Trajetória de Estudantes


Problemática de investigação
Considerando as trajetórias de estudantes oriundos de classe popular que ingressaram na Universidade bem como as experiências marcantes na continuidade dessa trajetória, com o ingresso e permanência na universidade partimos de um projeto de pesquisa que busca investigar: Como se constituem as trajetórias dos integrantes do grupo PET: Conexões Educação.

Partindo desse propósito, delineamos os seguintes objetivos:
  •  Recuperar as trajetórias dos estudantes até a chegada na universidade;
  • Situar as experiências de escolarização no conjunto das trajetórias até o ingresso na universidade;
  • Caracterizar as experiências de ensino, pesquisa e extensão consideradas marcantes para a vida universitária dos estudantes;
  • Observar interfaces do processo de formação com a perspectiva da docência como horizonte profissional, em especial, da docência na EI;
  • Conhecer os desafios apontados pelos estudantes para o ingresso e para a inserção na vida universitária.
O Projeto envolve dois movimentos: Os pontos culminantes da vida desses estudantes até a chegada à Universidade e a trajetória decorrente a partir dessa inserção na vida universitária.
No primeiro, utilizamos memoriais descritivos, como também grupo focal para a realização de estudo exploratório. No segundo partimos da escrita dos diários de campo (foto abaixo), como também as mesmas dinâmicas de compartilhamento de dados.

Referencial Teórico
Dado nosso envolvimento e aproximação com a temática, as demandas e aprendizagens da vida universitária, e a docência como horizonte, especialmente no campo da EI, utilizamos como âncora a concepção de que “o real é processual” para evidenciar a historicidade das ações (KONDER, 2002, p. 187) e potencializar a ação dos sujeitos na história (FREIRE, 1998, p. 47).
Desta forma tomamos as marcas nos percursos dos sujeitos, estas inseridas no jogo interativo das mediações sociais, que nesse caminho vão negociando os modos de configuração das trajetórias individuais em uma dinâmica complexa e conflituosa da vida cotidiana, de modo a aventar uma diversidade de possibilidades de itinerários que não se descolam das tensões negociativas no conjunto das lutas por conquistas sociais (CERTEAU, 1993; BAKHTIN, 1992 e 1993). 

Abordagem metodológica
A pesquisa é de natureza qualitativa exploratória, às fontes de informações e os procedimentos de coleta estão vinculados ao estudo e acompanhamento dos alunos integrantes do Programa de Educação Tutorial – Conexões de Saberes, especificamente do projeto Educação: periferias urbanas – UFES/2011, com procedimentos baseados na recolha de dados para captar dados relativos as trajetórias que culminaram no ingresso na Universidade e focalizar as experiências marcantes na continuidade dessa trajetória com a permanência na universidade, considerando as experiências de ensino, pesquisa, extensão e mobilização coletiva.



Nossos diários de campo:
Diário de Campo - Regiane


Diário de Campo - Kallyne
Algumas de nossas ações:
Elaboração Conjunta de Resumo para o ENAPET 2012 em 28.03.12 

Produção coletiva de trabalho para SBPC (22/03) - baseado em nossos diários de campo
 Grupo focal: compartilhamento dos memoriais (02/03) - base para primeiro trabalho enviado à SBPC

Grupo focal: compartilhamento dos memoriais (02/03) - base para segundo trabalho enviado à SBPC




Referências
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbalSão Paulo: Martins Fontes, 1992.
BAKHTIN, M. M. Toward a Philosophy of the ActAustin: University of Texas Press, 1993 (tradução para uso didático e acadêmico de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza, circulação restrita).
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1997.
BOBIO, N. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BOURDIEU, P. Pierre Bourdieu entrevistado por Maria Andréia Loyola. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002.
BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. São Paulo: Papirus, 1996.
BRANDÃO, Carlos da Fonseca. LDB - passo a passo. São Paulo: Avercamp, 2007.
BRASIL. Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/1996. Disponível em .
CASTEL, R. As transformações da questão social. In: BÓGUS, L. et al (orgs.). Desigualdade e a questão social. São Paulo: EDUC, 1997.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano. Trad. José Luiz Miranda. Linha D’Água, nº 8, junho, 1993, p. 31-45.
CÔCO, V. Formação Inicial de Educadores para a Educação Infantil – EI. PRPPG/UFES: Projeto de pesquisa, 2010 (circulação restrita).
DAGNINO, E. Os movimentos sociais e a emergência de uma nova noção de cidadania. In: ______ (org.). Anos 90: Política e Sociedade no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1994.
FREIRE, P. Novos tempos, velhos problemas. In. SERBINO, R. V. et al. (Orgs). Formação de professores. São Paulo: UNESP, 1998. p. 41-47.
KONDER, L. A questão da ideologia. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.